Entre em contato
info@expopremium.com.br

A conquista da autoliderança

shutterstock_128710298

SEJA O AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

Sabemos que todo Líder é capaz de levar pessoas a conseguir grandes objetivos e de extrair delas o melhor que podem ser. Sabemos também que inspiram novas ações e que são admirados por sua força e capacidade de fazer acontecer. O que precisamos ter claro, porém, é que isso não seria possível se, antes de tudo, eles não fossem Líderes de suas próprias vidas.

A confiança no outro vem principalmente do que ele pode vir a desenvolver, pressuposto, principalmente, pelo que já demostrou que era capaz de realizar. A primeira e grande fonte de inspiração das pessoas é o que o Líder consegue fazer com a própria vida, como consegue levar a si mesmo a caminhos desconhecidos e como é capaz de mudar e alcançar os mais altos objetivos e o mais difícil dos sonhos.

Como alcançamos a AutoLiderança? Simples: é preciso vencer alguns desafios que nos atrapalham no meio do caminho. A partir de agora você vai descobrir quais são esses 5 Grandes Desafios.

1. VISÃO CLARA DO FUTURO

O primeiro passo começa com um pé no futuro. Sim, porque não existe Liderança sem que exista um ponto definido no futuro aonde se quer chegar ou onde se deseja levar alguém ou um grupo.

Segundo C.K. Prahalad “A Liderança é sobre o futuro.” E se você não tem uma visão clara de onde quer chegar, você não poderá tomar a decisão de qual direção deve tomar. E aí está o seu primeiro grande desafio: ter uma Visão Clara do Futuro.

Para se chegar ao destino é preciso saber o rumo, traçar a rota, montar a estratégia!

2. CRENÇAS LIMITANTES

Mesmo tendo uma Visão Clara do Futuro, não é tão fácil assim chegar à AutoLiderança. Muitas pessoas sabem claramente o que desejam, mas por algum motivo, nunca conseguem chegar ao seu objetivo. Será porque lhes falta potencial para conseguir o que desejam?

Por que será que a maioria dos nossos resultados não reflete o nosso potencial? A resposta é: porque nós não temos consciência ou não acreditamos no verdadeiro potencial que temos, por isso não realizamos ação suficiente para conseguirmos o que desejamos.

E por que não acreditamos em nós mesmos? Porque somos dirigidos por crenças que nos colocam em um patamar bem abaixo do que podemos alcançar. São as chamadas Crenças Limitantes. Precisamos vencê-las e substituí-las por crenças que nos fortaleçam e nos tornem melhores do que acreditamos ser. Esse é o nosso segundo desafio.

3. FALTA DE DECISÃO

Mesmo tendo uma Visão Clara do Futuro e vencendo nossas Crenças Limitantes, as coisas não acontecem se ficarem apenas em nossos pensamentos. As decisões só têm efeito quando as transformamos em ação.

Os Líderes são líderes porque decidem. Eles têm autoconfiança suficiente para levar suas decisões adiante e transformá-las em ação. É isso que vai dar a você a AutoLiderança: tomar suas próprias decisões e não ter a vida construída encima das decisões dos outros. Seu terceiro grande desafio então é o de Tomar Decisões.

4. FALTA DE FOCO

Se você já tomou a decisão necessária, resta agora focar-se no que realmente interessa: aquilo que você escolheu como meta.

Eis então o quarto grande desafio: A falta de Foco. Muitas vezes sabemos o que queremos, decidimos o caminho a seguir, mas as diferentes demandas do dia-a-dia nos distraem e fazem com que não realizemos os pequenos avanços necessários para conseguir o grande objetivo.

Não permita que coisas menos importantes atrapalhem sua trajetória para a grande conquista. O foco tem o poder de atrair o que queremos, por isso não se desvie do caminho, concentre-se na chegada.

5. AÇÃO SUFICIENTE

Com uma visão clara, autoestima suficiente para fazer o que precisa ser feito e concentrado no seu objetivo, o que resta agora? Apenas um último desafio: despender o esforço necessário para atingir os resultados esperados.

Jamais se ouviu falar que grandes esforços gerassem resultados medíocres. Por isso, o que você precisa agora é acreditar que a conquista do seu objetivo será o resultado direto do seu esforço e de Ação Suficiente para conseguir o que você planejou.

As conquistas, mesmo que parciais, exercem o poder de estimular a autodireção e a automotivação, que são necessárias e fundamentais para conquistar a AutoLiderança.

E então? Você vai continuar vivendo sua vida no caminho que as outras pessoas estabeleceram para você ou vai ser, junto com Deus, o autor de sua própria história?

Autora: Simone Lucena

Compartilhe

Comente

Campos com * são obrigatórios.