Entre em contato
info@expopremium.com.br

O poder do marketing pessoal – Parte 1

shutterstock_82087747

É comum encontrarmos pessoas que ainda acham que Marketing Pessoal é o mesmo que se vestir bem. No mundo corporativo e na grande esfera da globalização entendemos que as palavras Marketing Pessoal e Empregabilidade estão intimamente ligadas.

Por um lado vem o conceito de empregabilidade que nada mais é do que está preparado e apto para as oportunidades que o mundo te oferece. Do outro o Marketing Pessoal que nos move a refletir sobre uma forma abrangente de estar empregável.

Seguem algumas dicas de Marketing Pessoal para que sua empregabilidade seja reconhecida mais facilmente:

1- Capacite-se sempre – Você sabia que nem sempre precisa investir altos valores para esta capacitação? Fóruns de debates, Seminários, Congressos Universitários, um bom network nas redes sociais também te ajuda a estar antenado, cursos on-line gratuitos de empresas renomadas como FGV, etc….

2- Vista-se adequadamente - Pois é amigos, este é o segredo, está vestido adequadamente para o determinado cenário ou situação específica. Lembro de um aluno descendente Árabe naturalizado Brasileiro que trabalhava numa empresa de segurança eletrônica no Brasil e foi apresentar uma proposta de negócio para um centro islâmico no Brasil, vestido de Árabe. Resultado: Encontrou-me nos corredores da faculdade e com a roupa ainda na bolsa e os olhos brilhando falou: “Professor fechei um grande negócio”.

3- Seja Resiliente - Suportar as pressões do mercado, das metas diárias, das adversidades, saber lidar com tudo isso propondo soluções e nunca, nunca perdendo o foco te dar um brasão de RESILIENTE, profissional que hoje procuramos com uma Lupa no mercado.

4- Conheça-se - Convido você agora a fazer uma reflexão sobre uma análise SWOT PESSOAL – Sabemos que esta ferramenta de análise de cenário nos indica os pontos fortes e fracos, (Ambiente interno) as oportunidades e ameaças (Ambiente externo) que afetam direta ou indiretamente uma organização. Olhe agora para dentro de você seu ambiente interno, e pergunte-se: quais as minhas forças? quais as minhas fraquezas? Agora olhe o mercado no qual você está inserido ou pretende prospectar e pergunte: Que ameaças me afetam? quais as oportunidades neste cenário estão à minha frente? faça isso e comece a ser um grande diferencial num mundo onde temos uma grande quantidade de pessoas que além de não se conhecerem, não sabem para onde estão indo.

5- Planeje-se – Vou te apresentar 03 palavras mágicas que se usadas adequadamente, fará toda diferença no teu futuro. Sonho – Sonhe, sonhe bastante, ainda não nos tiraram a liberdade de poder sonhar sem ter que pagar algo por isso.

Desejo - Uma vez mentalizado o sonho, deseje, sinta o cheiro, pegue, imagine-se dentro deste sonho, chamo isso de materializar o sonho;

Meta - Agora sim, sonhou, desejou, apenas coloque uma data, diga para você quando irá acontecer, planeje-se, trace caminhos para o alcance desta meta e consiga. Escreva num papel, coloque na agenda, cole na sua mesa, carregue sua meta com você.

A trilogia SONHO – DESEJO – META é o start up de um lindo e maravilhoso planejamento estratégico pessoal. Lembre-se: Exatamente igual ao conto de Alice no País das maravilhas, “Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”.

No próximo artigo traremos mas cinco dicas que te ajudarão na caminhada de uma vida de sucesso usando o marketing pessoal como um diferencial competitivo.

Pra cima, para o alto, Sucesso !!!!!

Autor: Naldo Gama

Compartilhe

1 Comentário


  • Marimercia Vasconcelos
    22/05/2014 às 11:47 PM / Responder comentário

    Como amo ler tudo isso. Genial professor.
    Espero que todos possam absorver como estou fazendo agora.

    Boa sorte!

Comente

Campos com * são obrigatórios.